segunda-feira, 5 de maio de 2008

A Era da fragilidade



Hoje a tela do meu celular queimou, ficou toda azul e eu surtei! Em linguagem para não leigos tive de ouvir "Senhora o display do seu celular queimou!" Meu deus, como ficamos reféns desta maquininhas irritantes!!!!Sou de uma "era" em que os aparelhos telefônicos eram de disco, e tinham longos fios que os ligavam às paredes e minha mãe vivia se queixando que eu saia pelo apartamento com este enroscando-me: "O fio vai arrebentar, Daniella!!"; os televisores de seletor e tinha aquela maldita antena em cima que ficava caindo e a imagem era péssima, eu via o Chacrinha através de 234 linhas horizontais tremidas, e assistia os capítulos de "Dancin Days" escondida, no quarto da empregada; pois minha mãe me proibia. A gente tinha que virar o vínil na vitrola para poder continuar a ouvir o lado B. Mas as coisas não quebravam. Lembro que a geladeira vermelha durou uns bons 30 anos. Era feliz e não sabia!
Maldição , hoje em dia os ditos "bens duráveis", não duram mais que 6 meses, o para choques do carro é de plástico, a geladeira enferruja em 2 anos; até os peitos são de plástico e nem quero imaginar o que mais vai ser de plástico em breve.....este é o segundo celular do ano que ao cair no chão "PUF" queima, e o pior é que você vai tentar pegar outro na operadora e tem um maldito plano de permanência que não te permite retirar outro , e os seguros nem pensar pois eles cancelaram em função de fraude....como assim??? Qual a vantagem de nós pobres consumidores que pagamos contas mensais altíssimas quando a meleca dos aparelhos sofrem a ação da gravidade e lambem o chão não temos nenhum seguro que os cubra??
Para piorar tudo, tive de levar uma bota que usei umas boas 10 vezes no sapateiro porque a sola e o salto, efemêros, claro, já foram para o espaço....ainda estou de TPM, e a semana já começou urucada, com as coisas queimando e nada andando.....como diz um amigo meu:"Puta que........Batman!!!".
E viva a Irina Palm, filme que vi, no feriado, em que a personagem ainda vive na "era da manualidade " e do toque, hahaha!!
Pior de tudo é que , como já disse o filósofo, Zygmunt Bauman, vivemos nesta "Era líquida" em que as relações são efêmeras e superficias....ó deus, nem isto nos gratifica! Será que em breve terei de substituir um homo-sapiens masculino por um Robô?? O pior virá se este der "tilt"; será que a assistência técnica cobre ou terei de joga-lo do lixo e ficar feliz com o lema : "A fila anda...." ???

Nenhum comentário: