quarta-feira, 7 de maio de 2008

ZEN









Ontem tive a oportunidade de ir com alunos à Pinacoteca de SP, ver duas mostras em cartaz pela comemoração dos 100 anos da imigração japonesa; são estas: "As 36 Vistas do Monte Fuji" e "O Florescer das Cores: A arte do periodo EDO". A primeira é composta destas chamadas 36 gravuras em madeira, xilogravuras em estilo "ukiyo-e"; todas do artista japonês Utagawa Hiroshige (1797-1858) , termo este que significa "vida que passa", "retrato do mundo flutuante". Cada gravura é uma sobreposição de matrizes diferentes, uma para cada cor, composta em escala quase industrial, aproveitando as estradas japonesas para circular pelo país e, mais tarde, pelo mundo.
O traço fino dos desenhos seria influência para os impressionistas europeus, também às voltas com as flutuações de um mundo cambiante. Fantásticas gravuras!! Deletei-me no destrinchamento quase cubista destas vistas. Cada uma revelando atividades que tem por fundo o pináculo do Monte Fuji. lembrei-me em muito do exaustivo e tão pintado Monte Saint -Victoire, por Paul Cézanne. Trata-se de um gênero que mortaliza o efêmero, as atividades rurais, o cotidiano ,e o mundo em transormação desta civilização milenar.
A segunda mostra, já trata da arte tradicional deste chamado período ENO, pouco conhecido por nós: são quimonos, adornos femininos, cerâmicas, artefatos em laca e indumentárias de samurais (incluindo espadas e armaduras).Fiquei espantada com a tecitura dos quimonos, que são verdadeiras telas, em que os corpos suportavam e exibiam-se, vitórias régias,cerejeiras, amendoeiras, bordadas em fios de ouro em meio à paisagens , pontes, montanhas.
Verdadeiramente temos muito a aprender com a arte japonesa: uma delicadeza, uma louvação aos pormenores e uma plena afirmação da união e depêndencia dos homens e da natureza. Sai de lá Zen! Recomendo. Até Junho lá na Pinacoteca.

Um comentário:

Anônimo disse...

É muito bom vir aqui e encontrar toda a sua inteligência, sabedoria, suas opiniões fundamentadas e mordazes, cheias de um refinamento que só vc pode ter porque és única. Parabéns e meu... Vc tá escrevendo muitooooooooo... bem...

Beijão Dani