terça-feira, 24 de junho de 2008

Linda Dinamite


Faleceu na semana passada a “linda dinamite”, ou melhor, Cyd Charisse, como era apelidada por seu comparsa de bailado, Fred Astaire. Tenho que admitir que passei horas da minha pré- adolescência devorando muitas panelas de brigadeiro, com os olhos grudados na televisão na sessão da tarde observando esta mulher dançar, e como dançava! Foram muitos filmes, “Singing in the Rain”, “Silk Stockings”, “The Band Wagon”, “Meet Me in Las Vegas”, entre outros. Eu oscilava entre seus musicais e os de Esther Willians, aquela que dava piruetas e caia na água e fazia coreografias aquáticas. Foi lá que nasceram meus sonhos de menina: as moças que dançavam, sorriam, mergulhavam, eram lindas, leves, soltas e a felicidade parecia transparente e divina. Bons tempos, eu era feliz e sabia!

Mas não custa não elogiar mais esta moça, que deixava todos os manés de quatro com seu lindo e famoso par de pernas. Seus figurinos eram verdes e vermelhos reluzentes, tal como dançarinas de can-can e reluziam ao seu remexer de “femme fatale" (detalhe: foi casada por mais de 50 anos com o mesmo homem); e seu olhar era pior que um ‘43’ ; o resto já esta dito e cravado na história. Esta mulher desbancou-me. Se eu fosse homem teria me apaixonado, mas como mulher que sou e heterossexual posso confessar que queria ter sido como você; ou melhor. Queria ter dançado como você! Afinal a vida é isto, uma dança que temos que bailar até o final , cheia de clamores e fúrias.

Ela dançou, com os melhores, Fred Astaire e Gene Kelly (que já foi meu símbolo sexual....)

Como já disse o filósofo Nietzsche, “Não acredito em um deus que não saiba dançar”, é isto mesmo, e esta mulher era uma deusa, para mim batia todas, a loira Ginger Rogers e outras chatas de beleza convencional. Cyd, era uma morena, que chacoalhava, rebolava, escorregava, deslizava , sapateava e me fazia sorrir e dar vontade de como ela, ser guiada pelos braços fortes de seus parceiros. A felicidade era aquilo: dançar e nada mais.

Cyd, você movia seu corpo cadencialmente ao som do compasso da música, girava e rodopiava e viver parecia ser tão fácil tal como seu flanar. Muito obrigada, você alimentou meus sonhos de menina.

Recomendo aqui alguns links para quem quiser ver mais desta extraordinária mulher bailar:

http://www.youtube.com/watch?v=yuJxYmJlEHY

http://www.youtube.com/watch?v=7YWBOfsXsDA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=9cuuFYp--Rg&feature=related

Nenhum comentário: