terça-feira, 8 de abril de 2008

Allegro ma non Troppo




Hoje pela manhã, como habitualmente faço após acordar, comer meus cereais com iogurte e ler as tragédias da semana na Folha de São Paulo, fui passear com o Chico (meu Duschund de 5 anos),na boa e velha pracinha da rua sem saída aqui do lado de casa.

Chegando lá encontrei um muito do simpático senhor de já seus 70 e muitos anos muito do distinto (ele sempre usa roupas “ton sur ton” , esta sempre alinhadíssimo ), e leva seu cãozinho schnauzer chamado nada menos que Beethoven para passear. Gosto muito de encontrá-lo, e travar conversas matinais descompromissadas... nada como um amigo mais sábio, vivido, distinto e quer saber, se eu tivesse muitos aninhos a mais o paqueraria, ,,,,mas não lembro de seu nome. Ele é síndico do prédio ao lado do Shopping Iguatemi, engenheiro e deve ser aposentado. Ambos moramos perto deste; e sempre papeamos a respeito da tentativa de construção que estão fazendo num terreno que aparentemente esta numa área morta do Shopping, de um prédio para mais 600 vagas de estacionamento; o que acarretaria no bloqueio da vista e de sol de alguns andares do prédio em que o “Senhor-pai-do-Beethoven vive”. É a famosa falta de planejamento urbano que vivemos aqui em SP, onde tudo pode ser comprado, erguido e construído seguindo nada menos que nenhuma lei de planejamento e respeito social ao ser humano que vive nesta cidade. Uma verdadeira Lei de “Deus-dará” !

Mon dieu, em que lugar vamos chegar?? A rua não da conta mais do trafego de carros que lá já existe em função da peruagem que frequenta este shopping em seus mega jipes 4x4 que mais parecem caminhões. Tudo para poderem confortavelmente comprar seus jeans de 1.500 reais....

Por que mais estacionamento? Para que mais carros? Já sabemos que a cidade caminha para um colapso, para uma paralisia total; e continuar a criar estacionamentos que nada mais fazem do que encher de dinheiro os bolsos de “Jereissatis”, e outros nada muito idôneos donos de shoppings centers. Como já foi dito: “Money makes the world goes around”. Liza Minelli, muito sábia, já cantava isto nos idos dos anos 70. E nada mudou,,,,bom, dinheiro e sexo,fazem o mundo girar e girar, como bem sabemos pelos recentes escândalos vindos de nossos amigos da terrinha do Tio Sam,....afinal, tudo se resume em PODER. Poder e mais poder, ganância.

A obra esta embargada,of course! Afinal é chique fazer um charme,,,, claro que daqui a pouco o mega- almofadinha advogado que defende os interesses dos logistas e proprietarios do Shopping irão comprar o juiz e outros envolvidos nesta história, fiscais serão cooptados e mais um prédio de estilo arquitetônico “ decô –eclético- kitsch qualquer- coisa –medonho” se erguerá numa ruinha localizada ao lado do clube Pinheiros e Hebraica.

Oh Shit!!!

Bom, neste momento nossa conversa teve que se interromper, o Chico queria ir embora da Praça assim como Beethoven. Aí notei que havia algo de errado na ‘estampa’ do “pai do Beethoven”, ele estava com um boné, azul, surrado, estranho, nada ornando com a camisa beige e a calça dois tons abaixo e os mocassinos italianos.

Um boné escrito “Harvard”. Foi brochante. Até Chanel surtaria ! Mas tudo bem, dei um desconto, descompasso na composição total, uma vez na vida.... e afinal quem sou que leva seu cãozinho para passear com a velha calça jeans surrada, um par de boas e velhas havaianas verdes já gastas e a a primeira camisa usada do dia anterior?? Perdoei o “Pai-do-Beethoven”.

Afinal ele cuida da vida de um dos maiores compositores de música clássica que já tivemos.

Voltei para casa e enfurecidamente na minha velha pilha de elepês escarafunchei e encontrei: levantei a tampa da minha vitrola gradiente herdada do já findo casamento de meus pais e ouvi:

A nona de Beethoven. Divina.

Aliás, recomendo.

  • também recomendo a fantástica interpretação de “Money makes the World goes around” do filme “Cabaret” com Liza Minnelli e Joel Grey, é só entrar no link http://www.youtube.com/watch?v=vffQGl6Vo3I

Um comentário:

luciana disse...

Parabéns, cabeça de banana. Vê se visita mais meu blogue.
Bjundas, BEM - VINDA!!!!